Programa criado há mais de 15 anos por Chris Carter, também criador de Millenium.
O filme nada mais é do que um episódio comprido. Assim como a série, o filme envolve organizações governamentais, FBI, e alguma coisa de paranormalidade, o vidente.
Sinopse:
Quando um grupo de mulheres é abduzido na região rural de Virgínia, as únicas evidências do desaparecimento são os restos humanos encontrados no local.Com policiais desesperados por uma diga, um padre desesperado tem uma visão e manda os oficiais para um lugar onde eram feitos experimentos médicos que podem ou não estar conectados ao sumiço. É um caso certo para o Arquivo X. Mas o FBI fechou o departamento que investigava tais casos paranormais anos atrás. E a melhor equipe para esse trabalho, os ex-agentes Mulder e Scully, que não têm qualquer desejo de revisitar seus passados.
O filme começa com o desaparecimento de uma agente do FBI chamada Monica Bannan, e a melhor pista, até então, eram as visões do Padre Joe.
Logo resolvem chamar gente que tenha experiência com esse tipo de investigação. No caso: Mulder, responsável pelos casos que abordavam fenômenos paranormais, que há muito já tinha deixado o FBI e Scully que é médica e que anteriormente também trabalhara com investigações.
Não é um filme com uma história muita criativa, aborda até conspiração com venda ilegal de órgãos, e que não tem uma cena que se possa dizer que foi ótima.
Um padre pedófilo com rosto de louco, um agente que acredita em misticismo p/ achar uma forma de se comunicar com a irmã, uma médica cética, FBI, galpões com médicos fazendo trabalho ilegal, casas em lugares totalmente propícios à tragédias - sozinhas, cercadas por quilômetros de neve -, algumas pancadas e restos de corpos enterrados pela neve compõe TODO filme.
Na minha opinião o filme poderia ter sido muito melhor. Se você não era um fã de Arquivo X, não perca seu tempo :)