domingo, 4 de janeiro de 2009

O Escafândro e a Borboleta é um drama francês lançado no ano de 2007 pela Europa Filmes
Conta a história de Jean-Dominique Bauby, redator-chefe da revista Elle, que após sofrer um derrame cerebral fica em coma por 3 semanas, amanhece com uma rara paralisia em estado quase vegeta
tivo. O filme inicia com o médico tentando se comunicar com ele, e de repente percebe que não o estão ouvindo e que o único movimento do seu corpo que restou, foi o do olho esquerdo.

E então decide "escrever" um livro e contar sua experiência como sendo prisioneiro do seu próprio corpo. Jean-Do
sabe que não foi só o olho que lhe restou, mas mais do que isso, a sua imaginação e a sua memória, e a obra conta com vários de seus devaneios, e 'flashbacks' da sua vida fora do escafândro. De certa forma, (re)aprende a viver com seu novo corpo.



É um filme super triste, mas que vale a pena assistir. Ganhador do Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro em 2007, e indicado 4 vezes ao Oscar.

Abaixo segue um pedaço do livro :)


Atrás da surrada cortina da minha janela, um tênue fulgor anuncia o começo do dia. Me doem os pés e minha cabeça pesa uma tonelada. Uma espécie de escafândro aprisiona meu corpo. Minha tarefa agora consiste em tomar notas desta viagem imóvel de um náufrago nas margens da solidão. Originalmente este hospital foi feito para hospedar crianças com tuberculose. Na galeria principal do hospital havia um busto de mármore branco da Imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III, e madrinha do estabelecimento ao qual visitava com regularidade. Havia uma enorme granja, uma escola e um sítio onde segundo a lenda, o grande Diaghilev ensaiou seu Balé Russo. Dizem que aqui Nijinsky fez o seu famoso salto de três metros pelo ar. Nada aqui salta pelo ar agora. Hoje em dia não há mais que anciões, fracos e como eu, rígidos e emudecidos. Um batalhão de inválidos.

Para quem gostou, seguem 2 links para download do filme e do livro :)


É isso :) uma boa semana p todos o/

2 comentários:

Carol disse...

Bah, juro que quando o filme tava no cinema eu já morria de vontade de ver. Tinha esquecido e tal, mas agora já to até baixando! :D:D
O trecho do livro me deu muita vontade de ler também, mas vou esperar ainda. Ótima dica de filme e livro.

:*

Pan disse...

Ambos são bons, realmente.

Sem aquele dramalhão de um paralítico passando por dificuldades, mas do aprendizado constante que é viver.